segunda-feira, 17 de setembro de 2012

"Por Parte de Pai" em cartaz no Rio de Janeiro


Por Parte de Pai, título homônimo do livro autobiográfico de Bartolomeu Campos de Queirós, estreou neste sábado e ficará em cartaz até o dia 6 de outubro no Teatro Maria Clara Machado, no Rio de Janeiro.

Encenado por Nathália Marçal, com direção de André Paes Leme, figurino e cenário de Ronaldo Fraga, trilha sonora de Pedro Veríssimo, luz de Renato Machado e produção de Tatyana Rubim, o monólogo resgata – poeticamente, entre descobertas e perdas – a infância de um menino ao lado do avô, no interior de Belo Horizonte.

"Tentamos ser fiéis ao livro e manter a sua fluidez. Eu não quis transformar a narrativa, busquei trabalhar com o traço natural do texto que favorece uma teatralidade épica", explicou o diretor André Paes Leme, que já montou ao menos 10 espetáculos a partir da literatura e foi o responsável pela adaptação da peça.

Bartolomeu Queirós, falecido em janeiro, era mineiro e teve mais de 45 obras publicadas. Ele fazia parte da Academia Mineira de Letras e recebeu diversos prêmios por seu trabalho, entre eles o Jabuti – maior condecoração literária do país –, o Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil em 2008, o Chevalier de l'Ordre des Arts et des Lettres (França), a Medalha Rosa Branca (Cuba) e o Diploma de Honra da IBBY de Londres. Além disso, idealizou o Movimento por um Brasil Literário e trabalhou em projetos de incentivo à leitura patrocinados pela Biblioteca Nacional e pelo Governo de Minas Gerais. 

Serviço
Dias: Sexta a domingo
Horários: Sexta e sábado às 21h, domingo às 20h
Ingressos: 5,00 reais (inteira) e 2,50 reais (meia entrada)
Local: Teatro Maria Clara Machado (Planetário)
Endereço: Rua Padre Leonel França, 240, Gávea
Telefone: 2274-7722

Nenhum comentário:

Postar um comentário