quarta-feira, 3 de agosto de 2011



Você gosta de escrever?

Participe do ciclo de encontros

O escritor como guia
Pelos caminhos do conto, prosa e poesia

Carlito Azevedo, Lúcia Bettencourt e Tatiana Salem Levy falam sobre as artes da poesia, conto e romance, respectivamente, no ciclo de encontros O escritor como guia – pelos caminhos do conto, prosa e poesia, promovido pelo SESC Rio em três quartas-feiras de agosto (10, 17 e 31), de 14h às 18h, nas unidades do SESC Tijuca, São João de Meriti e Teresópolis. O propósito é estimular a leitura e a expressão escrita por toda pessoa que goste de ler e escrever.

Ao longo do mês os três escritores passarão pelas três unidades do SESC, em formato de circuito. Cada encontro terá roda de leitura, bate-papo com o autor, exercício prático e comentários. Funciona assim:
• No início do encontro, um representante do SESC Rio apresenta o escritor.
• O convidado faz uma breve palestra de 20 minutos contando sua trajetória para se tornar escritor.
• Começa a roda de leitura com o escritor lendo um capítulo ou trecho de um de seus livros.
• Em seguida, as pessoas fazem perguntas e o escritor responde.
• Coffee break.
• O escritor faz uma breve palestra sobre a criação literária e propõe um exercício prático. Os alunos têm meia hora para escrever.
• Os alunos que quiserem podem ler seus textos. O escritor comenta e os participantes comentam.
• Encerramento.

Classificação etária: a partir de 14 anos. Vagas limitadas. Entrada franca.

Informações e inscrições: 2755-6828 (S. João de Meriti); 21-2743-6942 (Teresópolis); 3238-2064/2121 (Tijuca)/ SESC Rio; 3079-2048; Shahid

Escritores
Carlito Azevedo – Vencedor do Prêmio Jabuti com o livro de poesias, Collapsus Linguae (1991); editor da página Risco, no suplemento Prosa & Verso, do jornal O Globo.

Lucia Bettencourt - Vencedora do Prêmio SESC de Literatura 2005 na categoria Contos com o livro A secretária de Borges (Ed. Record)

Tatiana Salem Levy - Vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura 2008, categoria Autor Estreante, com o romance A chave de casa (Ed. Record).


Serviço:

Dia 10 de Agosto
SESC Tijuca – Lúcia Bettencourt
SESC S. João de Meriti – Tatiana Salem Levy
SESC Teresópolis – Carlito Azevedo

Dia 17 de Agosto
SESC Tijuca – Carlito Azevedo
SESC S. João de Meriti – Lúcia Bettencourt
SESC Teresópolis – Tatiana Salem Levy

Dia 31 de Agosto
SESC Tijuca – Tatiana Salem Levy
SESC S. João de Meriti – Carlito Azevedo
SESC Teresópolis – Lúcia Bettencourt

Endereços
SESC/Tijuca – Rua Barão de mesquita, 539 – Tijuca – RJ
SESC/São João de Meriti – Av. Automóvel Clube, 66 – Centro – São João de Meriti – RJ
SESC/Teresópolis – Rua Delfim Moreira, 749 – Centro – Teresópolis – RJ

Realização: SESC Rio
Curadoria e produção: Shahid Produções Culturais

Clique na imagem para ampliar

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Jogar-se à vida - Ruy Castro fala sobre o Solar da Fossa na Folha de S. Paulo

Jogar-se à vida

RIO DE JANEIRO - Uma velha amiga minha de São Paulo -nem tão velha assim, e muito bonita- me diz que seu filho, de 39 anos, mora com ela. Não é que "ainda" more com ela. Ele apenas mora, desde o dia em que nasceu, e não há indícios de que esteja planejando se emancipar e morar sozinho. A mãe, a essa altura, já desistiu de fazê-lo desconfiar de que ela, sim, gostaria de um pouco de espaço (e privacidade) para viver sua própria vida.

Ao ouvir isso, levei um susto. Aos 39 anos, eu já tinha saído não só da casa de meus pais como de dois casamentos, e morado em dez endereços de quatro cidades em dois continentes. Era só no que os garotos da minha geração pensavam -jogar-se à vida, longe da saia materna ou da mesada paterna. Supunha-se que, enquanto se morasse com a família, estava-se dispensado da maturidade.

Um desses endereços, em 1967, foi o Solar da Fossa, um casarão colonial em Botafogo, perto do túnel Novo. Nele tinham ido parar rapazes e moças de fora e de dentro do Rio, todos em busca de liberdade para criar, trabalhar, namorar ou não fazer nada, enfim, viver. Ali, um dos moradores, Caetano Veloso, compôs "Alegria, Alegria"; outro, Paulinho da Viola, "Sinal Fechado". Grupos como o Momento 4, campeão dos festivais, e o Sá, Rodrix & Guarabyra se formaram em seus quartos.

Três de nossas lindas vizinhas estrelaram as páginas de "Fairplay", a primeira revista masculina do Brasil: Betty Faria, Itala Nandi e Tania Scher. Paulo Leminsky escrevia seu romance "Catatau". O pessoal do Teatro Jovem, que estava revolucionando o teatro brasileiro, morava lá, assim como metade do elenco de "Roda Viva", em ensaio no outro lado do túnel. Os namoros eram a mil. Até o autor francês Jean Genet, de passagem pelo Solar, se enrabichou por um dos nossos.

Se aquela turma morasse com a mãe, nada disso teria acontecido.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

I Feira Literária de Tocantins

A atriz Fernanda Montenegro, o presidente da Bilbioteca Nacional, Galeno Amorim, e grandes estrelas da literatura brasileira, entre elas, quatro autores da agência Shahid - Ana Paula Maia, Angela Dutra de Menezes, Guilherme Fiuza e Nei Lopes - fazem parte da programação da I Festa Literária de Tocantins - FLIT (AQUI, SE NÃO CONSEGUIR ATIVAR O LINK, COLOQUE POR EXTENSO) -, que começa nesta segunda-feira, 25 de Julho, e vai até 3 de agosto.

A festa acontece em Palmas, capital do estado de Tocantins, e é um desdobramento do Salão do Livro do Tocantins, que emplaca o seu sétimo ano. O tema que alinhava a feira de livros, desta vez, é a Diversidade, já que em 2011 comemora-se o Ano Internacional dos Povos Afro-Descendentes, o Ano Internacional das Florestas e o Ano Internacional da Química. Por isso, é muito apropriado convidar Nei Lopes, que acaba de lançar o Dicionário da antiguidade Africana (Record); Angela Dutra de Menezes, que falará sobre a influência das culturas árabe, judaica e portuguesa na colonização brasileira; e Guilherme Fiuza, cujo romance Amazônia 20º andar (Record) conta a história de uma empresária carioca que largou tudo para apostar na economia da floresta. Ana Paula Maia, por sua vez, vai divulgar seu lançamento mais recente, Carvão animal (Record).

Laurentino Gomes, João Gilberto Noll, Ruy Catro, o português Miguel de Souza Tavares, Marina Colasanti, Thalita Rebouças, Cristóvão Tezza, entre outros, completam a programação, que também inclui apresentações de música e de teatro. Estima-se que mais de 500 mil pessoas visitem a FLIT 2011.

Veja abaixo a agenda dos escritores de Shahid no evento:

Guilherme Fiuza, dia 27 de Julho, quarta-feira, às 20h30 no Auditório Juarez Moreira Filho.

Nei Lopes, dia 28 de Julho, quinta-feira, às 17h no Auditório Juarez Moreira Filho.

Angela Dutra de Menezes, dia 29 de Julho, sexta-feira, às 16h no Auditório Juarez Moreira Filho.

Ana Paula Maia, dia 2 de agosto, terça-feira, às 20h40 no Café Literário.








por Rodrigo Canuto